Reajuste do PIB, manutenção dos juros e baixa da inflação:  as projeções macroeconômicas anunciadas pelo Bacen

Reajuste do PIB, manutenção dos juros e baixa da inflação:  as projeções macroeconômicas anunciadas pelo Bacen

No último dia 23/10, o Banco Central (Bacen), por meio do boletim Focus, anunciou as projeções de mercado do cenário macroeconômico brasileiro. A taxa básica de juros (Selic) se mantém em estabilidade ao longo das últimas semanas com percentual de 11,75% ao ano. A expectativa é que ela atinja 9,00% ao ano em 2024.

Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB), após certo período de estabilidade, as projeções apontaram um recuo de 0,02 ponto percentual do indicador na última semana. Assim, espera-se para este ano um aumento de 2,90% do PIB. Em 2024, a expectativa é mais tímida, o crescimento esperado é de 1,50%.

A novidade está nas previsões para a taxa de inflação. Após anúncio da Petrobrás da redução do preço da gasolina neste sábado (21), o mercado sinalizou positivamente para a queda do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 4,86% no último mês para o atual patamar de 4,65%. Se as previsões se confirmarem, o país estará dentro do intervalo da meta anual de 3,25% de inflação com tolerância de 1,50 pontos percentuais (para mais ou para menos). Para 2024, a expectativa do IPCA é de 3,87%.       

Related posts