Rota Tecnológica do Setor de Confecções e Vestuário

Observatório da Indústria do SENAI-PE apresenta resultados do Setor de Confecções e Vestuário

Como forma de oferecer mais subsídios para o desenvolvimento do setor produtivo, o Observatório da Indústria do SENAI Pernambuco apresentou, na última quinta-feira (02), os resultados da sua primeira Rota Tecnológica. O setor de Confecções e Vestuário foi o primeiro a ser beneficiado com o projeto. Ao todo, foram priorizadas cinco tendências, que servirão como norte para possíveis ações a serem desenvolvidas futuramente. Os resultados foram apresentados e validados pelos empresários, especialistas e gestores públicos que participaram do evento realizado na Casa da Indústria.

Por meio da análise de patentes e de artigos científicos, a Rota Tecnológica orienta o processo de tomada de decisão e o planejamento estratégico e tecnológico de empresas, instituições e governo por meio da identificação e análise das tendências tecnológicas mais aderentes ao setor. Para a elaboração da Rota Tecnológica do Setor de Confecções e Vestuário, foram analisados mais de 1.145 artigos divulgados em todo o mundo nos últimos 10 anos, além de mais de 570 patentes, número que inclui concedidas, analisadas e solicitadas. O estudo compilou informações acerca de 13 grandes áreas de desenvolvimento, que foram segmentadas em três áreas de maior tendência para o setor: matéria-prima, aumento da produtividade e sistemas de customização.

Os Estados Unidos, a China e a Índia despontaram como os países com mais produção acadêmica acerca de temas relacionados à matéria-prima. Temas como gestão e sustentabilidade e produção e aplicação de novos materiais foram os mais investigados. A China também figurou na primeira posição entre os países com mais patentes concedidas e solicitadas. “São inovações provenientes de um elo específico da cadeia, que é o de fornecimento. Mas as empresas precisam pensar em como utilizar cada vez mais esses novos materiais”, explicou o especialista de Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional, Marcello Pio.

No que se refere às pesquisas referentes ao aumento da produtividade, a pesquisa identificou que a China, os Estados Unidos e a Turquia são os países que mais estão escrevendo sobre esse tema, com foco na gestão e sustentabilidade e nos processos. Novamente, a China despontou como o país com a maior quantidade de patentes solicitadas e concedidas. O país asiático também apareceu na liderança das pesquisas realizadas sobre os sistemas de customização, seguido da França e da Coreia do Sul.

Para o gerente Executivo da Unidade de Estudos e Prospectiva do SENAI Nacional, Márcio Guerra, a divulgação desses resultados marca o início de um processo cujo objetivo é o fortalecimento do Observatório da Indústria do SENAI Pernambuco. Nacionalmente, a metodologia já vem sendo adotada com êxito na elaboração de diversos estudos. “O setor de Confecções e Vestuário foi escolhido devido à relevância que ele tem para o Estado e aos desafios que temos diante de nós. Esse momento é emblemático, porque estamos apresentando esse conhecimento a pessoas que vivenciam o setor”, comentou.

No link abaixo você pode acessar o documento com as principais tendências para o Segmento de Confecção do Vestuário relacionadas a Matéria Prima, Aumento da Produtividade e Sistemas de Customização.

Tendências – Rota Vestuário

 

Related posts

IPCA: índice de inflação nacional atinge maior alta para o mês abril desde 1996

IPCA: índice de inflação nacional atinge maior alta para o mês abril desde 1996 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 1,06% em abril, segundo publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira...

Read More

Observatório da Indústria apresenta estudo para potencializar ambiente de negócios em Pernambuco

Observatório da Indústria apresenta estudo para potencializar ambiente de negócios em Pernambuco Encontrar caminhos para agilizar a realização de negócios em Pernambuco. Este foi o tema do encontro nesta sexta-feira (06/05), em que a Gestora do Observatório da Indústria...

Read More