SENAI-PE visita as instalações do Estaleiro Atlântico Sul
Na última quarta-feira (29), o SENAI-PE visitou as instalações do Estaleiro Atlântico Sul. A equipe do SENAI PE, composta pela gestora do Observatório da Indústria do SENAI -PE, Ana Paula Vasconcelos Cruz, a Gerente de Suporte ao Negócio, Poline Fernandes e o Coordenador de Pesquisa e Avaliação, José André Freitas, e a secretária Executiva de Trabalho e Qualificação do Estado, Cristiane Andrade que foram recepcionados pela Diretora Tanielle Cavalcanti e Waldênio Cavalcanti, Gestor de Recursos Humanos.
O Encontro teve o objetivo de entender o posicionamento estratégico e mercadológico do Estaleiro Atlântico Sul, compreendendo quais deverão ser seus horizontes no tocante a questões relativas a futuras demandas, assim como, verificar quais são as necessidades atuais por capacitações e qualificação da mão de obra.
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) é hoje, o maior estaleiro do Brasil e está localizado no Porto de Suape, em Pernambuco-PE. Fundado em 2005, é símbolo de modernidade e capacidade técnica, com atividades que incluem a construção de navios de grande porte, como petroleiros, graneleiros, porta-contêiners e manutenção e reciclagem de embarcações. O Estaleiro tem, inclusive, a capacidade de fabricar estruturas metálicas de grande porte, como torres eólicas onshore e offshore, estruturas subsea, boias submarinas para risers, jaquetas, entre outras estruturas.
O Estaleiro planeja retomar a produção com investimentos de R$ 2 bilhões do BNDES que promete aportes do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Com contratos para reparos navais e fabricação de carreteis para reposição de cabos marinhos utilizados na exploração de petróleo, o Estaleiro Atlântico Sul, tem plano de expansão do número de colaboradores para atender as possíveis demandas.