Setor automotivo tem bom desempenho no primeiro bimestre de 2024

Setor automotivo tem bom desempenho no primeiro bimestre de 2024

O setor automotivo apresentou bom desempenho no primeiro bimestre de 2024, com alta de 25% nos emplacamentos em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a Fenabrave, entidade que representa cerca de 7.400 concessionárias, as vendas diárias de veículos tiveram um aumento de 14,6%.  

O segmento de automóveis e comerciais leves teve um aumento de 2,12% em fevereiro/24 em relação a janeiro/24 e de 29,6% em relação a fevereiro/23. Os juros mais baixos podem explicar essa melhora no desempenho. O segmento de caminhões teve um aumento de 2,59% em relação a janeiro/24 e 4,57% em relação ao fevereiro/23. Esse aumento pode estar ligado às boas expectativas em relação ao crescimento do PIB brasileiro, sendo o segmento rodoviário o principal meio de transporte de mercadorias no país.

O ano de 2024 pode ser positivo para o setor automotivo haja vista a queda nas taxas de juros e maior facilidade de acesso ao crédito, o que facilita o financiamento de veículos.

.

Tabela 1 – Emplacamentos de veículos de fevereiro e acumulado do 1° bimestre de 2024

Fonte: Fenabrave

.

Related posts

Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta

Indicadores industriais em Pernambuco: utilização de capacidade instalada e confiança empresarial em alta A utilização de capacidade instalada da indústria Pernambucana subiu 8 pontos percentuais e agora está em 67%, muito próxima média brasileira de 70% no mês de...

Read More