Setor eletroeletrônico anuncia investimentos de R$ 5 bilhões
Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), anunciou nesta quarta-feira (4), investimentos na ordem de R$ 5 bilhões entre 2025 e 2027. O anúncio foi feito em encontro no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio. Os recursos serão destinados à ampliação e modernização de plantas industriais e à inovação em produtos e processos produtivos, elementos-chave para o aumento da competitividade no mercado global.
Entre janeiro e setembro de 2024 o setor registrou crescimento de 29% na produção de eletroeletrônicos em comparação com o mesmo período de 2023. A comercialização de 83,8 milhões de unidades nesse intervalo reflete, em grande medida, o bom momento da economia brasileira. As perspectivas para 2024 são igualmente otimistas, com projeções de um crescimento de 25%, o melhor desempenho em uma década.
Além do dinamismo observado nos indicadores, o Brasil reafirma sua posição de destaque global, sendo o segundo maior polo produtor de aparelhos de ar-condicionado e atendendo 97% do mercado interno no segmento de linha branca. Os números evidenciam a robustez e a relevância do setor eletroeletrônico na economia nacional, não apenas pela geração de empregos e renda, mas também pelo fortalecimento da capacidade industrial e tecnológica do país.