Taxa Selic sobe 1 ponto percentual e atinge maior marca desde fevereiro de 2017

Taxa Selic sobe 1 ponto percentual e atinge maior marca desde fevereiro de 2017

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi unânime: continuar a sequência de elevação da taxa Selic iniciada em março/21 e alcançando 12,75% na quarta-feira (04/05). A decisão já era esperada (confira expectativas do mercado no boletim do Observatório da Indústria de abril) e o Copom deve permanecer com essa escalada no próximo encontro em junho, mas com um aumento menor, entre 0,25% e 0,50%.   

Fonte: Banco Central

Entre os motivos relatados pelo Copom, estão a deterioração da economia internacional, que tem gerado pressões na inflação principalmente pela nova onda de Covid-19 chinesa e ainda as incertezas no cenário de guerra na Ucrânia. No Brasil, os indicadores inflacionários seguem pressionando o Comitê a manter os juros mais altos, empurrando a Selic a patamares de 5 anos atrás. O cenário apontado traz ainda que as expectativas de inflação para 2022 e 2023 – segundo pesquisa Focus – devem ficar próximas de 7,9% e 4,1%, respectivamente.

Related posts

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias

Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco realizará pesquisa nacional sobre o mercado de baterias O Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco fará, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa nacional sobre o mercado de baterias. O objetivo...

Read More